quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Você acha que está informado...

Quando entrei na faculdade, tinha o sonho de trabalhar em um jornal impresso. Queria através dele denunciar, colocar na cadeia corruptos, fazer o bem para a sociedade e ajudar aqueles que não possuem “voz socialmente ativa”.

Nada mais obvio um jovem idealista pensar dessa forma. A comunicação é considerada por muitos o 4º poder devido a sua capacidade de manipular a opinião pública, a ponto de ditar regras de comportamento e influir nas escolhas dos indivíduos e, por fim, da própria sociedade.

Para quem conhece o “verdadeiro” funcionamento do sistema, sabe que essa idéia é totalmente ilusória. Não é por que você é um jornalista e trabalha em um meio de comunicação de massa que suas denúncias serão publicadas, ao menos que, estas, sejam de interesse da empresa que você trabalha. A liberdade de expressão, imparcialidade e todas as outras características que um leigo confia ao jornalismo são também imaginárias.

Sendo assim, temos um sério problema. Um meio que é considerado extremamente influente na opinião pública e, ao mesmo tempo não é imparcial. Para exemplificar o quão isso é prejudicial a nós, vou discorrer sobre a Globo.

Em 1989 ela se posicionou favorável a candidatura de Collor. Editou o vídeo do debate, colocando os melhores momentos dele e os piores de Lula. Esse episódio manchou a reputação da emissora. O que poucos percebem é que essa situação gritante existe até hoje, ou você acha que nos 8 anos de governo do FHC não ouve nenhum político corrupto?

Fernando Henrique é um cara inteligente e sabia na época em que foi eleito o poder da comunicação. Por isso, criou a Controladoria-Geral da União, órgão que se especializou em abafar denúncias. Foram mais de 600 pedidos de CPIs engavetado no governo do tucano que posteriormente iriam estourar no PT do presidente Lula.

Não havia na época informações sobre essas CPIs o que foi contrario no mandato do Petista. A imprensa estava atenta a todos os movimentos possíveis para seu decline e os explorou, fazendo com que a sociedade cobrasse providencias.

O governo por sua vez acatou o pedido e revelou alguns corruptos a sociedade, o que não ocorreu no governo FHC.

Você agora deve estar pensando: “FHC foi a muito tempo atrás! Os tempos são outros! Hoje os políticos não conseguem repreender a imprensa!”. Será? Vou te provar que eles conseguem sim.

O PSDB é taxado como um partido da direita elitista e, como toda elite, tem como princípio manter as aparências. Isso inclui a pensar num partido que não possui escândalos nem corrupção. Por isso, eles contam com a participação da imprensa para manter as aparências. Os meios de comunicação se calam diante das irregularidades enquanto a publicidade é usada para envaidecer as conquistas e, aí, está o grande problema, você só conhece um lado da moeda. Você não consegue colocar na balança para saber o que está certo ou errado pois não está informado.

A maior parte dos mineiro considera o Governo de Aécio Neves (PSDB) ótimo ou bom. Sinceramente... Não posso expor minha opinião, pois não tenho informações negativas de seu governo. O que sei é que muito de meus futuros colegas de profissão foram demitidos por falar algo que fosse contra ao seu governo.



Serra caminha com os mesmos pés de seu colega partidário. Apesar de conhecermos alguns desfalques de seu governo, ele usa a justiça incisivamente para reprimir tudo que vai contra a sua imagem. Só nessa campanha presidencial, dois episódios tomaram destaque: o primeiro foi sua irritação com a jornalista Marcia Peltier da CNT e o outro foi a iniciativa de processar a TV Record, alegando que uma matéria jornalística da emissora favoreceu a candidata do PT.





E isso por que ele ainda não é presidente. Imagina se chegar ao poder? Você acha mesmo que os meios de comunicação irão nos manter informados sobre seus desfalques? É claro que não. A previsão seria de um novo FHC, não saberíamos de nenhum escândalo mas ficaríamos indignados com a situação econômica e o descaso com a sociedade.

Teríamos a política elitista, que esconde qualquer tipo de negatividade e faz você pensar que o Serra é do bem. Será que é mesmo?

Um comentário:

  1. Xuxú, gostei muito do artigo!
    Deu vontade de ler até o final *rs

    Isso mesmo, 'põe prá quebrar', porque a situação está feia, a conjuntura eleitoral crítica e as pessoas com memória curtíssima.

    S2

    ResponderExcluir